Co-Funded Project
Designação do projeto
City Catalyst – Catalisador para cidades sustentáveis
Tipologia da Operação
Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Programas Mobilizadores
Código da Operação
POCI-01-0247-FEDER-046112
Objetivo temático
OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção
Norte, Centro, Lisboa
Promotor líder
EFACEC ENERGIA – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS S.A.
Copromotores
- EFACEC Engenharia e sistemas, S.A.
- EFACEC ELECTRIC MOBILITY, S.A.
- ALTICE LABS, S.A.
- Ubiwhere, Lda
- ADYTA, Lda
- JSCRAMBLER, S.A.
- NOS Comunicações, S.A.
- Associação Porto Digital
- Associação Porto Business School – U.Porto
- CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento (Associação)
- Associação Fraunhofer Portugal Research
- Universidade Nova de Lisboa
- Associação C.C.G /ZGDV – Centro de Computação Gráfica
- Instituto de Telecomunicações
- Universidade do Porto
- INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
- Associação para o Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicaçãoe Electrónica – TICE.pt
- Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia
Data de aprovação
12-01-2021
Data de início
01-07-2020
Data de conclusão
30-06-2023
Investimento total elegível
7.944.383,70 €
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER
5.082.748,51 €
Programa financiador
Programa Operacional Competitividade e Internacionalização(POCI), Programa Operacional Lisboa (PO Lisboa)
Breve Descrição do Projeto
Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão a contribuir de forma inequívoca para o crescimento sustentável das cidades a nível mundial, tornando-as mais inteligentes e sustentáveis. De facto, o mercado global das Smart Citiesencontra-se em franco crescimento, apresentando um CAGR de 14,8%, estimando-se um crescimento de 350 mil milhões de euros em 2020, para 700 mil milhões de euros em 2025. Tecnologias como o 5G e a Internet of Things (IoT), têm contribuído para a melhoriada eficiência dos serviços urbanos, colmatando algumas das principais lacunas existentes ao nível da energia, mobilidade, segurança, privacidade e sustentabilidade ambiental, mas há ainda um longo percurso a percorrer.
O projeto mobilizador “City Catalyst–Catalisador para cidades sustentáveis” visa investigar e desenvolver novos produtos, processos e serviços com elevado potencial, contribuindo para uma gestão urbana integrada, eficiente e catalisadora da inovação, a partir de contribuições específicas para a implementação e interoperabilidade das plataformas urbanas.
O projeto estrutura-se em 5 linhas de I&D principais, pioneiras na ótica das CidadesInteligentes e Sustentáveis, que serão desenvolvidas em consórcio, ao longo de 36 meses:
1) Infraestruturas de sensorização, comunicação e processamento computacional;
2) Segurança e privacidade da informação;
3) Modelos de dados e interfaces;
4) Processos de inovação aberta e cocriação para a competitividade das cidades inteligentes;
5) Desenvolvimento de sistemas que promovam a sustentabilidade nas cidades.
Como resultado, pretende-se desenvolver 5 Demonstradores nas cidades do Porto, Aveiro, Guimarães, Famalicão e Cascais, no intuito de validar o funcionamento de, pelo menos, 21 novos produtos, processos e serviços, resultantes das atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e inovação do projeto CityCatalyst. Pretende-se, assim, dotar as cidades portuguesas de novas capacidades, para que se tornem palco de referência para outras cidades mundiais.
Designação do projeto
Internacionalização das soluções Jscrambler no mercado internacional - lançamento da solução AppSeal
Código do projeto
NORTE-02-0752-FEDER-047282
Objetivo Principal
REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME
Região de Intervenção
NORTE
Entidade Beneficiária
JSCRAMBLER, S.A.
Data de aprovação
23-12-2020
Data de início
01-04-2020
Data de conclusão
01-10-2022
Custo total elegível
706.355,00
Apoio financeiro da União Europeia
317.859,75
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objectivos
Os vetores estratégicos da empresa passam pela continuidade no âmbito do desenvolvimento de soluções fortemente inovadoras incorporando trabalhos de I&DT e um reforço na área da internacionalização. Neste sentido, a sua atuação pauta-se pelos seguintes objetivos estratégicos:
1. Promover e consolidar a sua estratégia de internacionalização
2. Difundir a marca a nível internacional
3. Crescer sustentadamente através da consolidação dos mercados atuais e prospeção e captação de novas geografias internacionais
4. Apostar na formação contínua e valorização dos seus quadros técnicos
5. Apostar continuamente na inovação dos serviços com recurso a tecnologias avançadas que permitam maximizar resultados e ultrapassar desafios nos projetos
6. Criação de postos de trabalho altamente qualificados como forma de capacitação da empresa nos vetores: comercial & marketing internacional; investigação e desenvolvimento; e qualidade
Atividades
A Jscrambler pretende fazer o up-scale da solução AppSeal, uma solução para proteger a integridade de aplicações web e todo o ambiente de execução da aplicação no cliente, incluindo proteção do DOM e dos dados manipulados pela aplicação. Incluirá a deteção e se possível remoção de elementos injetados no DOM, seja markup convencional ou código. Deverá também lidar com adulteração do código (JavaScript, JavaScript nativo e markup). A proteção de dados deverá tornar confidencial ou pelo menos dificultar a informação trocada entre o cliente e o servidor.
Resultados Esperados/Atingidos
As ações que irão ser implementadas estão estruturadas no domínio da internacionalização, em que a JSCRAMBLER pretende potenciar e explorar novos mercados.
Considerando que a solução é global, consideramos 2 continentes e 6 mercados como prioritários na estratégia de investimento dado que a partir destes a Jscrambler conseguirá abranger uma grande variedade de mercados circundantes. De entre os objetivos que a empresa preconizou para a sua estratégia de internacionalização, é de salientar o aproveitamento de novas oportunidades em mercados de elevado potencial nos segmentos nos quais podem ser utilizados o portfólio de produtos e serviços da empresa.
Descrição do Projeto, com Eventual Monitorização do Nível de Execução
Num mercado cada vez mais competitivo, a empresa opta por uma estratégia de diferenciação para manter-se a frente de seus concorrentes. Essa estratégia abrange produtos, serviços, pessoas e imagem e, cada uma possui as suas particularidades. A empresa destaca-se pela diferenciação dos seus produtos através de características que complementam a sua função, potencial de superação em relação aos produtos concorrentes, tornando-se produtos diferenciados no mercado.
A estratégia de internacionalização da Jscrambler assenta na exportação de soluções altamente diferenciadoras e que incorporem valor acrescentado aos seus clientes.
Designação do projeto
Qualificar para a sustentabilidade do crescimento orgânico da Jscrambler
Código do projeto
NORTE-02-0853-FEDER-040852
Objetivo Principal
REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME
Região de Intervenção
Norte
Entidade Beneficiária
JSCRAMBLER, S.A.
Data de aprovação
18-04-2019
Data de início
01-10-2018
Data de conclusão
30-09-2020
Custo total elegível
574.145,00
Apoio financeiro da União Europeia
258.365,25
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objectivos
A Jscrambler pretende ser reconhecida pela excelência na oferta de soluções de segurança para web altamente inovadoras e pela criação de valor aos seus clientes sendo reconhecida globalmente como referência para a proteção de aplicações WEB, no âmbito do presente aviso pretende qualificar-se.
Atividades
A atividade da JSCRAMBLER consiste na criação das melhores soluções de segurança para Web, visando satisfazer integralmente as necessidades dos seus clientes e parceiros, de modo a proporcionar-lhes melhores resultados e tornando-os assim mais competitivos.
Resultados Esperados/Atingidos
O projeto aplica-se ao domínio da qualificação de uma empresa dedicada à área de Application Security, desenvolvendo técnicas de proteção de código de aplicações Web, nomeadamente do produto Jscrambler. Através deste investimento, a empresa pretende reforçar as suas capacidades ao nível organizacional e marketing, designadamente, nas áreas da Economia Digital, TIC, desenvolvimento e engenharia de processo e Propriedade Intelectual. Incide, portanto, sobre um setor de atividade identificado como nuclear para a Base Empresarial do domínio prioritário Capital Humano e Serviços Especializados.
Descrição do Projeto, com Eventual Monitorização do Nível de Execução
O presente projeto visa ações de qualificação em domínios imateriais, com o objetivo de promover a competitividade da empresa com capacidade global. Considerando que a empresa já tem em curso um projeto de internacionalização (co-financiado pelo P2020), e resultado da sua curva de experiência, foram detetadas lacunas nas soluções propostas ao mercado, estas lacunas são extensíveis a três domínios, oferta, suporte e certificações/propriedade intelectual exigidas para a entrada em novos mercados/entrada de forma sustentada, sendo necessário efetuar um investimento considerável, considerado no âmbito desta candidatura.
Designação do projeto
AppOwl: Sistema de deteção de comportamentos maliciosos no browser baseado em técnicas de machine learning
Código do projeto
NORTE-01-0247-FEDER-045337
Objetivo Principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção
NORTE
Entidade Beneficiária
JSCRAMBLER, S.A.
Data de aprovação
18-10-2019
Data de início
01-12-2019
Data de conclusão
30-11-2021
Custo total elegível
653.104,16
Apoio financeiro da União Europeia
424.255,80
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objetivos
O AppOwl visa inovar a deteção de comportamentos maliciosos. Para a criação deste sistema serão estudadas e implementadas técnicas de machine learning tendo em conta, melhorar a agregação de mutações no DOM similares e a deteção de comportamentos maliciosos com recurso a um modelo de classificação.
Atividades
As atividades estão também calendarizadas em dois ciclos principais com um ciclo inicial onde se desenvolve protótipos/provas de conceito para poder rapidamente efetuar testes em ambiente real e realimentar o processo de investigação. Desta forma, espera-se poder acelerar a obtenção de resultados mais maduros e reduzir os riscos do desenvolvimento do projeto, evitando fazer toda a validação no final, inserindo assim esta vertente na componente de mitigação de riscos do projeto.
Resultados Esperados/Atingidos
Os objetivos deste projeto são: 1) estudar e implementar técnicas de Machine Learning que possam aprender com eficácia que mutações no DOM devem ser consideradas maliciosas e que permita reduzir o número de falsos positivos;
2) Implementar técnicas de machine learning capazes de descobrir padrões de forma mais rápida do seria possível manualmente, mesmo por profissionais na área de cibersegurança. Isto permitirá diminuir o número de falsos negativos bem como detetar novos tipos de ataque. Os atacantes são criativos e desenvolvem novos ataques com regularidade, usufruindo de oportunidades de execução enquanto estes ataques não se tornam conhecidos.
Assim sendo, pretende-se detetar os ataques mais criativos e que simulam comportamentos expectáveis, e que por esse motivo não seriam reportados nem detetados. Atualmente a solução WPI não possui esta capacidade.
Descrição do Projeto, com Eventual Monitorização do Nível de Execução
Este projeto visa inovar a solução Webpage Integrity (WPI) promovendo um sistema semiautomático de deteção de comportamentos aplicacionais potencialmente maliciosas, em tempo real.
O facto da solução não ser totalmente automática, permitirá ao cliente com a solução WPI, confirmar que mutações considera serem maliciosas. A classificação de malicioso varia de acordo com o sector da indústria em que se insere e com o uso pretendido da aplicação. Pretende-se que o sistema possua a capacidade de classificação em tempo real de mutações devendo minimizar os falsos positivos e falsos negativos, o que permitirá melhorar e inovar o produto WPI. Para a criação deste sistema serão estudadas e implementadas técnicas de machine learning tendo em conta duas metas: melhorar a agregação de mutações no DOM similares e a deteção de comportamentos maliciosos com recurso a um modelo de classificação usando redes neuronais. Dada a natureza do sistema analisar, recolher e ainda devolver informações num browser, importa avaliar o desempenho computacional no browser, e ainda o poder computacional necessário para treinar e executar um modelo de classificação.
Designação do projeto
AppBat - Solução de proteção da integridade e da privacidade de aplicações Covid-19
Código do projeto
NORTE-01-02B7-FEDER-048950
Objetivo Principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção
NORTE
Entidade Beneficiária
JSCRAMBLER, S.A.
Data de aprovação
20-05-2020
Data de início
01-04-2020
Data de conclusão
30-09-2020
Custo total elegível
220.631,65 euros
Apoio financeiro da União Europeia
176.505,32 euros
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objectivos
Como objetivo deste projeto, propõe-se o desenvolvimento de uma solução de proteção da integridade que considere os requisitos específicos de aplicações de rastreamento de sintomas e de rastreamento de contatos. Para tal, serão adequadas várias técnicas de proteção de integridade de código já existentes, e serão adicionadas a proteção de dados na memória, e deteção de indícios de que o dispositivo foi comprometido, duas técnicas completamente novas relacionadas com o caso de uso específico deste tipo de aplicações.
Atividades
As atividades estão também calendarizadas para serem executadas num período de 6 meses. Desta forma, espera-se poder acelerar a obtenção de resultados e ter uma solução de suporte ao COVID-19.
Resultados Esperados/Atingidos
Deste projeto resultará um produto de proteção da integridade de código de aplicações Covid-19, especialmente dirigido a aplicações de rastreamento de sintomas e de rastreamento de contactos.
A solução será disponibilizada gratuitamente para todas as aplicações que se encontrem a auxiliar o SNS português, e comercializada para aplicações de outros países.
Designação do projeto
JSCRAMBLER WORLDWIDE – APOSTA NA INTERNACIONALIZAÇÃO
Código do projeto
NORTE-02-0752-FEDER-024854
Objetivo Principal
REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME
Região de Intervenção
NORTE
Entidade Beneficiária
JSCRAMBLER, S.A.
Data de aprovação
06-07-2017
Data de início
01-04-2017
Data de conclusão
31-03-2019
Custo total elegível
490.453,00
Apoio financeiro da União Europeia
220.703,85, através do fundo FEDER
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objetivos
A JSCRAMBLER, tem por objetivo ser reconhecida pela excelência na oferta de soluções de segurança para web altamente inovadoras e pela criação de valor aos seus clientes sendo reconhecida globalmente como referência para a proteção de aplicações WEB.
Atividades
A atividade da JSCRAMBLER consiste na criação das melhores soluções de segurança para Web, visando satisfazer integralmente as necessidades dos seus clientes e parceiros, de modo a proporcionar-lhes melhores resultados e tornando-os assim mais competitivos.
Resultados Esperados/Atingidos
O presente Projeto de Internacionalização tem permitido à JSCRAMBLER promover a sua oferta de serviços no mercado externo através da participação em feiras, realização de viagens de promoção/prospeção e implementação de estratégias de marketing. A promoção da atividade da empresa a nível internacional tem permitido angariar um maior número de clientes ao promover a sua oferta além-fronteiras.
Descrição do Projeto, com Eventual Monitorização do Nível de Execução
O principal objetivo do presente projeto de investimento é dotar a JSCRAMBLER de fatores de competitividade, de forma, a que tal permita efetuar uma diferenciação face às demais empresas do setor e paralelamente obter ganhos de produtividade.
As ações que irão ser implementadas estão estruturadas no domínio da internacionalização, em que a JSCRAMBLER pretende potenciar e explorar novos mercados nos seguintes países: EUA (o qual pela sua dimensão é fortemente atrativo), EUROPA (Reino Unido e Alemanha) e BRASIL.
De entre os objetivos que a empresa preconizou para a sua estratégia de internacionalização, é de salientar o aproveitamento de novas oportunidades em mercados de elevado potencial nos segmentos nos quais podem ser utilizados o portfólio de produtos e serviços da empresa.
Por outro lado, pretende-se aproveitar um conjunto de oportunidades beneficiadas pela imagem do país no exterior, pela oferta de produtos tecnológicos de notória qualidade.
A seleção dos mercados alvo deste projeto teve em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio.
Pretende-se estabelecer um conjunto integrado de ações, como seja, feiras sectoriais, ações de prospeção e contacto direto com parceiros e clientes que visem a disseminação dos serviços da empresa.
Pretende-se, desta forma, posicionar a oferta e imagem da empresa no exterior, contribuindo para o aumento da notoriedade da marca, captação de novos clientes e consequente potenciando o volume de negócios.
Até à presente data, o projeto encontra-se executado em 27,59%.
Designação do projeto
AppSeal
Código do projeto
NORTE-01-0247-FEDER-024146
Objetivo Principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção
Norte
Entidade Beneficiária
JSCRAMBLER, S.A.
Data de aprovação
24-08-2017
Data de início
01-09-2017
Data de conclusão
31-08-2019
Custo total elegível
405.625,50
Apoio financeiro da União Europeia
311.369,39
Apoio financeiro público nacional/regional
Não aplicável
Objetivos
O projeto AppSeal consiste na I&D de uma solução para proteger a integridade de aplicações web e todo o ambiente de execução da aplicação no cliente, incluindo proteção do DOM e dos dados manipulados pela aplicação. Incluirá a deteção e se possível remoção de elementos injetados no DOM, seja markup convencional ou código. Deverá também lidar com adulteração do código (JavaScript, JavaScript nativo e markup). A proteção de dados deverá tornar confidencial ou pelo menos dificultar a informação trocada entre o cliente e o servidor.
O projeto tem também como objetivo explorar novas técnicas de proteção de código que permitam à aplicação Web estar menos exposta (self-destructing) e recuperar de ataques de adulteração do código (self-healing) sem que isso coloque em causa a continuidade na disponibilização do serviço.